quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Entrevista a "Geezy (Vozdemais)" pela FreeMind!




Geezy, um MC oriundo do Cacém e com origens nos Estados Unidos. Acaba de editar o seu novo trabalho "Sem Limites 3". A "FreeMind! News." elaborou algumas questões sobre o seu novo trabalho.


FreeMind! News: Geezy, o que nos podes contar sobre “Geezy”? Um Heterónimo ou um Homónimo?
Geezy: Geezy é o nome que me caracteriza, muita gente desconhece que a tag "Geezy" se diversifica entre "gee" porque sempre tive tags desde puto começadas por "G" e "zy" porque sou uma beca, preguiçoso provindo do ingles "lazy" que forma "Geezy". É sem duvida um heterónimo, visto que eu, visto um bocado a pele do Geezy quando tou no mic, é uma espécie de combinação entre o meu eu original e o meu eu "rapper".

FreeMind! News: Por seres Luso-americano sentes mais influenciado pelo RAP dos “States” ou dás mais valor ao RAP Nacional?
Geezy: Há muitos poucos artistas nacionais que eu dou a minha verdadeira atenção, visto que sao os unicos com quem me identifico mais. O meu primeiro rap que ouvi, foi Boss AC - "Manda Chuva" que me foi dado numa k7 velha em 97 ou quê, eu sonhava ser como ele, sabia practicamente todos os sons daquele album de cor, costumava andar sempre com um walkman com aquela k7, entao posso seguramente dizer que espero um dia estar no patamar do AC para outras pessoas como o AC está pra mim. Nga foi sem duvida uma mais valia para a minha evolução enquanto rapper ja desde a Street Niggaz Krew - "Invazão" e o J Cap nas tapes do Bomberjack que eram faixas soltas que eu ouvia dele. Eu sou talvez um pseudo Luso-americano (aha) visto que passei a volta de 2 anos nos states e de resto sempre vivi em Portugal, embora tenha acompanhado mais a evoluçao do rap nos States mas prefiro apoiar, sem duvida, o rap português porque faz parte daquilo que sou como pessoa e artista.

FreeMind! News: Existem motivos especiais por teres voltado a Portugal?
Geezy: Vim para Portugal por causa do Lusavox da RTP com o intuito de regressar aos States mas por causa do visto, não estava em dia e sabia que se me atrevesse a ir de volta pros States, vinha outra vez de volta pra Portugal, entao acabei por ficar na Tuga.

FreeMind! News: Visto o “RAP Tuga”estar a enriquecer em estilos e vertentes. Como titularias a tua música?
Geezy: A minha música...dawg a minha música é um bocado diferente do que se faz na tuga. Já desde os 16 que foi quando o meu rap, por assim dizer, deu uma volta de 180º. Hoje em dia ouve-se mais deste estilo de "hustle rap" e musica de hood mas há muita gente que se esquece dos verdadeiros pioneiros nesse caminho, eu tou aqui desde os 13, desde 2000, boy são 11 anos de rap, nao no mercado mas no underground e há muita gente que se esquece que eu ja nao sou assim tao novo ou imaturo no rap tuga.

FreeMind! News: Sentes como um “repórter das ruas” que relata a realidade?
Geezy: 30% do Geezy relata o que se passa la fora, nas ruas, mas os outros 70% relatam o que se passa na minha vida. É um rap mais pessoal, fala maioritariamente daquilo que eu passo na vida. O que se passa la fora deixou de me interessar quando começo a ver "os que la estavam fora" a virar-me as costas, entao concentro-me mais em mim e em tentar passar uma mensagem de apoio a quem passa pelo mesmo que eu, pra tentar acalmar uma beca o people de que nao estão sozinhos naquela suposta situação.

FreeMind! News: O que dás valor quando decides escrever um som novo?
Geezy: Exactamente ao que te respondi na pergunta anterior, preocupo-me com quem passa pelo mesmo que eu, porque sei que custa sentir este tipo de cenas e nao ter ninguém para dar o ombro. Eu fiquei algum tempo sozinho, isolado de tudo e todos, a ouvir tupac e cheio de ideias maradas na cabeça, e como eu, sei que existem milhares de pessoas assim, que passam pelo mesmo, traíções de amigos, perdas, momentos em que so apetece desistir de tudo, o facto de nao sermos apoiados a serio, etc. É por mim, que sinto isso, e depois por quem tambem o sente que faço música.

FreeMind! News: Apenas faixas soltas ou com o intuito de apresentar um trabalho final como a ideologia “Sem Limites”?
Geezy: O projecto "Sem Limites" foi algo que começou em 2004 e nao era suposto ter seguimento porque nao sabia o que fazer a seguir a lançar uma mixtape, em 2011 decidi trazer esse projecto de volta com o volume 2. Existem algumas faixas no projecto que sustentam o conceito "Sem Limites" e existem outras que sao apenas faixas soltas, acho que quem ouve, sente quando está a ouvir um orignal "Sem Limites.

FreeMind! News: O teu novo trabalho é titulado como “Sem Limites 3”. Existe um motivo especial?
Geezy: É o seguimento do projecto "Sem Limites", um projecto que mostra que se pode falar do que se quiser sem qualquer limite, mesmo que a "sociedade" os imponha e por isso é que tento sempre ser o mais verdadeiro possível, não divagar muito no "vou fazer" e concentrar-me mais no "eu faço". A meu ver não devia existir limites no rap, como não existe na música em geral, o rap tem muitos críticos extremistas e esquecem-se que é música e nunca vai ser considerada como tal em Portugal se continuarem a avaliar os músicos/rappers dessa maneira. É música, e música não tem limites, é onde podes despejar os teus sentimentos, sonhar que o impossível é possível, música é isso mesmo e rap é música.

FreeMind! News: Um projecto recente ou aguardar pela altura certa?
Geezy: Tenho vários projectos em mente, depois do Sem Limites 3 vou lançar uma mixtape intitulada "Faixas Perdidas" que consiste basicamente em por lá fora os sons que tenho feitos mas que nunca lancei. "O Bizno vol.2" com o MQ Soulja é também um projecto a aguardar que também já está "in the works". Estou também a tentar lançar um album de originais em conjunto com outra pessoa mas não vou adiantar mais nesse assunto, visto que não passa de uma ideia ainda.

FreeMind! News: O “Sem Limites 3” terá quantas faixas? Visto “Sem Limites 2” ter 17 faixas, este será mais extenso?
Geezy: O "Sem Limites 3" vai ter 14 faixas a contar com Intro, Outro e Skit's. Não passa muito pela extensão de músicas, não quer dizer que se um possível "Sem Limites 4" sair terá que ter mais faixas que o volume 3, vai derivar daquilo que tiver pra dizer.

FreeMind! News: Poderás revelar aos leitores, quantas participações vão marcar presença?
Geezy: No "Sem Limites 3" vai participar o J One, que é um rapper novo de Tomar, é um puto com muito talento e em quem eu acredito verdadeiramente. Vai participar o Intakto num refrão e o grande J Cap, que é um dos rappers que eu mais admiro no rap game em geral.

FreeMind! News: Existe algum motivo especial pela escolha das participações?
Geezy: Existe sempre algum motivo por eu escolher quem escolho para featurings, pois não vou convidar alguém que eu sinto que não vai encaixar bem na música.

FreeMind! News: A ideologia continuará a sair em trabalhos futuros?
Geezy: Eu espero que sim, "Sem Limites" é um projecto que eu estou a gostar imenso de estar envolvido, é onde eu posso desabafar mais abertamente porque o people ja sabe mais ou menos o que esperar num "Sem Limites".

FreeMind! News: Já agora, uma curiosidade. Os teus “Haters” têm seguido o teu trabalho?
Geezy: Pelos vistos sim, tenho tido uma boa adesão ao Sem Limites, embora muita gente se engane na tag Geezy, tenho conhecido gente que sente verdadeiramente aquilo que eu faço, por outro lado tambem tenho gente que critica negativamente, mas como eu digo numa música do Sem Limites 3 - "mas no fundo, em cada um de nós há um hater". Todos somos haters de alguem, nao conheço ninguem que nao sinta aquela inveja miudinha ou aquele ódiozinho (ahahha) mas o ser humano é mesmo assim por isso nao critico quem me critica, continuo na minha cena.

FreeMind! News: Queres deixar mais algumas notas Geezy?
Geezy: Quero agradecer ao blog FreeMind News pela entrevista, por se terem lembrado do Geezy e espero que toda a gente que ouvir o "Sem Limites 3" se relacione em alguns aspectos e possa dizer "porra, é verdade!". A toda a gente que participou nesta mixtape, J Cap nao existem palavras pra te agradecer pela confiança, ao J One i got ur back brotha, nao desistas disso boy! Intakto temos q bulir mais vezes juntos!  Obrigado e One Love a toda a gente que continua a suportar a dor de cabeça que eu posso ser de vez em quando ahahah. A todos os produtores de video chulos do c*****o podem-se f***r todos, como diz o Kizzo "nao vês a cor do meu money nem com um chacho da Universal!". O resto do meu people, tamos juntos!

Sem comentários:

Enviar um comentário